As unidades operacionais da FTP são coordenadas pelo IEF, através da Gerência de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, com intuito de fazer cumprir o objetivo da FTP de prevenir e combater incêndios florestais no âmbito das unidades de conservação estaduais.
A Base Operacional da FTP situa-se no aeroporto municipal de Curvelo, escolhido por se localizar no centro geodésico do Estado. Nela estão reunidos profissionais, equipamentos e infraestrutura adequada monitoramento e controle de informações e recursos empregados no combate a incêndios florestais no período crítico do ano (período seco), que vai de junho a novembro, com maior intensidade nos esses de agosto, setembro e outubro. A Sub-base Januária também desempenha essa função, porém de maneira regionalizada, atendendo às unidades de conservação das Unidades Regionais de Floresta e Biodiversidade Norte e Alto Médio São Francisco.
Além da Base Operacional de Curvelo, a FTP é apoiada por Sub-bases Operacionais em Januária e Belo Horizonte.
Além de reforço no efetivo de combatentes e operadores nas unidades operacionais existentes, estão ainda sendo articuladas a partir de 2021 novas Unidades Operacionais (UOp):
- UOp Centro-sul - Local: Parque Estadual Itacolomi, município de Ouro Preto
- UOp Centro-norte - Local: Parque Estadual Sumidouro, município de Lagoa Santa
- UOp Jequitinhonha - Local: Parque Estadual Pico do Itambé
- UOp Serra do Cabral - Local: Parque Estadual Serra do Cabral, município de Buenópolis
- UOp Norte - Local: Parque Estadual da Lapa Grande, município de Montes Claros
- UOp Noroeste - Local: Parque Estadual Paracatu, município de Paracatu
- UOp Rio Doce - Local: Parque Estadual Rio Doce, município de Timóteo