Todos os proprietários de imóveis rurais do Brasil deverão se cadastrarem no Cadastro Ambiental Rural até o dia 31 de maio de 2018. O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição de imóvel rural no CAR é gratuita e o seu preenchimento é de responsabilidade dos proprietários e posseiros dos imóveis rurais. Para os imóveis rurais acima de 4 módulos fiscais é obrigatória a confecção de PLANTA assinada por responsável técnico. Para os imóveis de até 4 módulos fiscais, poderá ser apresentado CROQUI ou PLANTA.
Quem necessitar fazer o registro deverá entrar no endereço www.car.gov.br e seguir os passos para concretizar a solicitação. Portanto, o portal CARMG (que era exclusivo para Minas) encontra-se indisponível.

Para concluir o cadastro, o solicitante deverá seguir os seguintes passos:
• Entrar no site
• Clicar em Baixar Módulos Cadastros/PRA e depois clicar em Módulo de Cadastro.
• Em seguida clicar na bandeira do estado de Minas Gerais.
• Para resgatar as informações inscritas no CAR o usuário deverá clicar no ícone: Central do Proprietário/Possuidor.
Atenção: o proprietário/possuidor que realizou a inscrição no CARMG e acessava as informações de seu imóvel por meio da Central de Comunicação não irá mais fazê-la por este modo).

 

Informações Adicionais: 
Passo a Passo com as novas orientações para acessar o CAR em Minas Gerais

Comunicado GCAR 02/2018

Requerimento de Alteração de Dados da Central do Proprietário Possuidor

Perguntas Frequentes

Portaria IEF nº 66/2018

Anexo I - Pessoa Jurídica

Anexo II - Pessoa Física