Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual de Botumirim

PDFImprimirE-mail

Criação: Decreto com Numeração Especial 302, de 04 de julho de 2018.

Área: 35.682,50 hectares.

Localização: Está inserido na Serra do Espinhaço, nos municípios de Botumirim e Bocaiúva.

Descrição:
O Parque Estadual de Botumirim está localizado na região norte do Estado de Minas Gerais, sendo que a área do Parque abrange parte dos municípios de Botumirim e Bocaiúva, no vale do rio Jequitinhonha, estando no contexto da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, território reconhecido pela UNESCO devido às suas características ambientais e socioeconômicas. Esta região é de excepcional relevância ambiental e cultural, tendo a criação do Parque estabelecido condições legais de proteção e conservação, além de possibilitar o resguardo desse patrimônio para os cidadãos, em especial para a população dos municípios onde o Parque está inserido, os quais poderão ser beneficiados com o desenvolvimento de um turismo de base local, verdadeiramente sustentável.
A proposta de criação do Parque Estadual de Botumirim vem sendo formatada desde 1999, a partir de informações do próprio IEF, devido às indicações de compensação ambiental da barragem de Irapé, ocasião em que algumas áreas desse município foram identificadas e indicadas para tal finalidade, devido ao grande potencial natural, principalmente quanto à flora dos campos rupestres e veredas. Outras informações foram reunidas ao longo dos anos, compilando assim, dados sobre atrativos históricos e naturais, com destaque para o potencial da flora, fauna, recursos hídricos e patrimônios culturais.
Vários fatores foram importantes para a criação do Parque. Dentre eles, destaca-se a necessidade de proteção de mananciais, espécies ameaçadas de extinção, sítios arqueológicos e recursos naturais da área, os quais representam importantes serviços ambientais para as comunidades envolvidas. O local onde o Parque Estadual de Botumirim foi implantado sofreu ao longo de décadas diversos tipos de impactos, principalmente aqueles relacionados à utilização de fogo sem responsabilidade, à caça, ao desmatamento e ao pastoreio em área de campos de altitude. Mais recentemente, o turismo desordenado e a mineração são algumas das atividades que podem causar impactos negativos. Estes fatores representavam ameaças ao ambiente natural, provocando interferências na paisagem e aumentando a vulnerabilidade dos recursos ambientais ali existentes.
A área do Parque é caracterizada em sua grande maioria por formações características do bioma Cerrado com destaque para as veredas e campos rupestres com pouquíssimas alterações, os quais são compostos por uma flora riquíssima, muitas vezes com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Ademais, no Parque existe um conjunto de serras que se erguem a grandes altitudes - dentro da geologia “Espinhaço” - onde nascem importantes rios da região, fundamentais para abastecimento humano e animal, além de serem essenciais para a permanência das práticas agropecuárias de subsistência. O Parque Estadual de Botumirim tem enorme importância ambiental, uma vez que, as áreas inseridas em seus limites, são caracterizadas por uma rica biodiversidade, alta presença de espécies endêmicas raras e ameaçadas de extinção, além disso, também se destaca os acervos espeleológico, arqueológico, cultural e histórico que essa área detém.

Sede Administrativa: Escritório Regional Norte
Endereço: Av. José Correia Machado, 900, Ibituruna, Montes Claros/MG – 39.401-832
Gerente: Jarbas Jorge Alcântara
Contatos: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   - (38) 3224-7590

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades