Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Monumento Natural Estadual Serra da Piedade

PDFImprimirE-mail

logo-monaesp
 
qrcode-monaesp  texto-qrcode 

 

Fotos:

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

 DSC0136 faixa branca  DSC1347 faixa branca  DSC1278
         
 DSC1314    DSC0147    DSC1345
         

 

 

Dados Gerais:

  • Municípios de abrangência: Caeté e Sabará.
  • Bioma: Cerrado e Mata Atlântica
  • Área:1.947 hectares
  • Criação:Decreto de criação: 841 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias - ADCT da Constituição do Estado de Minas Gerais, de 21 de setembro de 1989; Decreto da definição dos limites: Lei Estadual nº 15.178 de 16 de junho de 2004; Decreto de redefinição dos limites: Lei Estadual nº 16.133 de 26 de maio de 2006

 

A Serra da Piedade é reconhecida pelo valor ambiental, com destacada beleza cênica e fitofisionomias endêmicas, como os campos rupestres, e o patrimônio histórico-cultural, chancelados por tombamentos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Monumento encontra-se, em parte, sobreposto ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, cuja Ermida fora consagrada como Basílica em 2017. Além disso, sobrepõe também sobre outras áreas protegidas como duas APA’s municipais e uma RPPN. Pertence à Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço e ao Mosaico do Quadrilátero Ferrífero. Essa soma de fatores torna esta UC como aquela de maior visitação em Minas Gerais.

 

Infraestrutura

A sede administrativa do Monumento é conjugada com a do Parque Estadual Serra Verde.

Esta Unidade de Conservação por se tratar de uma Unidade de Conservação da categoria Monumento Natural, permite a presença de propriedades particulares em seus limites. Em parte da área do Monumento, encontra-se o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Um importante local de peregrinação e fé, patrimônio cultural, turístico e paisagístico de Minas Gerais. Existem, além do Santuário, outras muitas propriedades particulares inseridas, total ou parcialmente, nos limites da UC, exercendo diferentes tipos de uso do território. Desta forma, suas infraestruturas dependerão de cada propriedade. Dentre estas propriedades, algumas dispõe de atividades ao público como o próprio Santuário, hospedagem na Casa dos Peregrinos Dom Silvério e no Recanto Monsenhor Domingos, restaurante Dom João Resende Costa, cafeteria e lanchonete Padre Virgílio Resi, além de pousadas e sítios para aluguéis.

 

Horário de Funcionamento

Devido ao fato do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade ser composto de diversos estabelecimentos particulares, seus horários e dias de funcionamento precisam ser verificados junto a cada um deles. Os principais estabelecimentos que permitem visitação e possuem atrativos estão descriminados abaixo com seus meios de contato para maiores informações.

 

Como Chegar

Saindo de Belo Horizonte, pegue a BR 381 sentido Vitória. Chegando no trevo de Caeté, entre à direita e siga 5 quilômetros até a entrada da Serra da Piedade. A distância total desde o Centro de BH é de cerca de 50km.

Outra opção é o caminho da Estrada Real, passando pela BR 262 e por Sabará e Caeté.

localizador Localização da Portaria

 

Contatos e Endereço

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Tel: (31) 3455-5266. Sede conjunta com o Parque Estadual Serra Verde.

Endereço: Rua da Cavalariça, 99 – Serra Verde - BH Minas Gerais, CEP 31.630-363.

 

Ingressos e Tarifas

Verificar em cada espaço ou propriedade/atrativo abaixo descritos suas políticas de cobramça e agendamentos.

 

Atrativos

Serra da Piedade é um famoso atrativo na região próxima a Belo Horizonte em função de sua paisagem e pela vista que proporciona a parir de seu topo. Devido a suas grandes altitudes, possui um clima frio característico e pode ser vista de grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A formação da serra configura, em si, um monumento geológico e geomorfológico dos mais importantes do Quadrilátero Ferrífero. Aliada a esta geodiversidade, apresenta, também, rica biodiversidade com vegetação de diferentes tipos como cerrado, mata atlântica e o endêmico campo rupestre ferruginoso. Sendo assim, belíssimo local de contemplação, passeios familiares e peregrinações. Abaixo é apresentada uma lista dos principais atrativos:


Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas

 

Há mais de 250 anos acolhendo peregrinos, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra da Piedade, tem toda infraestrutura para receber fiéis e visitantes. No alto da Serra, a mais de 1700 metros de altitude, está a menor basílica do mundo, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Do Santuário, avista-se um horizonte belo de montanhas e paisagens, que inspiram a fé e a contemplação. Visitar a Casa da Padroeira de Minas Gerais é oportunidade para entrar em contato com a natureza, belezas da Mata Atlântica, do Cerrado e dos Campos Rupestres. O Restaurante Espaço Dom João Resende Costa e a Cafeteria Espaço Padre Virgílio Resi servem saborosas refeições, típicas da culinária mineira. A Casa dos Peregrinos Dom Silvério acolhe com conforto e segurança os que desejarem permanecer por mais tempo no Santuário, podendo receber grupos para retiros e seminários.

A estrada que leva ao ponto mais alto da Serra da Piedade é asfaltada e, no Santuário, um amplo estacionamento pode receber motos, carros, vans e ônibus.

A Basílica da Piedade, Ermida da Padroeira de Minas, foi começou a ser construída em 1767 por Antônio da Silva Bracarena e Manuel Coelho Santiago, após receberem licença para edificar uma capela dedicada à Nossa Senhora da Piedade, no alto da então denominada Serra do Caeté. Na Ermida encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho. Em 2017, recebeu do Papa Francisco o título de Basílica da Piedade, a menor basílica do mundo.

Devido ao cenário de pandemia, todos os serviços precisam ser pré-agendados nos canais de comunicação abaixo.


Mais informações:

http://santuarionossasenhoradapiedade.arquidiocesebh.org.br/

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tel: (31) 3652-3600


Recanto Monsenhor Domingos – Instituto São Luís

O Recanto Monsenhor Domingos – Instituto São Luís – é um ambiente agradável, tranquilo, completo, ideal para os que buscam um contato direto com o belo e o sagrado. Visitar o Recanto Monsenhor Domingos é conhecer mais sobre a história de Minas e integrar-se à natureza.

O recanto oferece serviços de pousada, restaurante aberto ao público nos finais de semana, Casa de Retiro, espaços para locação de eventos, Memorial Irmã Benigna, atividades de lazer como trilhas, fazenda e passeios.

Devido ao cenário de pandemia, todos os serviços precisam ser pré-agendados nos canais de comunicação abaixo.


Mais informações:

http://www.recantomonsenhordomingos.com.br

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tel: (31) 3090-5913 ou 98979-6527


Observatório Astronômico Frei Rosário

O Observatório Astronômico Frei Rosário, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais, oferece aos visitantes equipamentos especiais para conhecer mais de perto a astronomia. O observatório está no topo da serra dentro da área do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Pode ser visitado através de agendamento direto com a UFMG, marcando visitas para grupos e escolas pelo e-mail ou pelo telefone.

Devido ao cenário de pandemia, as visitas presenciais estão suspensas. Atividades virtuais continuam acontecendo no site oficial do Observatório.

Mais informações:

http://www.observatorio.ufmg.br/

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Tel: (31) 3409-5679  

 

Orientações

Para mais informações, entrar em contato com cada atrativo.

 

Cartilha

Para acessá-la, clique aqui.

 

Plano de Manejo e Mapas 

O Plano de Manejo, assim como o Sistema de Informação Geográfica (SIG) da unidade de conservação está disponível aqui ou na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).  

 

Conselho Consultivo

Acesse aqui  as informações (Regimento Interno e atos legais) sobre o Conselho Consultivo do Monumento Natural Estadual Serra da Piedade.

Acesse aqui as atas das últimas reuniões do Conselho Consultivo.

Mídias Sociais

facebook @monaeserradapiedade

instagram @monaeserradapiedade

 

 

 

 

Verificar em cada espaço ou atrativo abaixo descritos suas políticas de cobrança e agendamentos

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades