Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Serra das Araras

PDFImprimirE-mail

 

LOGO SERRA DAS ARARAS
faixa branca QR CODE SERRA DAS ARARAS texto-qrcode

 

Fotos

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Comunidade Vão do Buraco - Rio Pardo - Foto Evandro Rodney 2 faixa branca DSC 2262 faixa branca Parque Estadual da Serra das Araras - 2
Comunidade Vão do Buraco    Comunidade Serra das Araras    Morro das Araras
foto-04 -PE  Serra das Araras -Veredas São Jose faixa branca Foto -05 - PE Serra as Araras - Trilha dos Peregrino faixa branca Rio Pardo 1
 Veredas São José    Trilha do Peregrino   Rio Pardo

 

Dados Gerais

  • Municípios de abrangência: Chapada Gaúcha.
  • Bioma: Cerrado
  • Área: 11.137 ha
  • Criação:21 de janeiro de 1998, Decreto Estadual 39.400

 

O Parque está localizado no extremo noroeste do estado de Minas Gerais, nas proximidades da divisa com o estado da Bahia. As altitudes vão de 400 a 1.000 metros e são muito características as serras e chapadões da região. Possui também ecossistemas considerados de preservação permanente, como veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros, formando belas paisagens com os paredões de arenito da serra, e praias das desembocaduras das veredas no rio Pardo.

Dentre as espécies da flora encontradas no cerrado, destacam-se aquelas cujos frutos são utilizados pela fauna como alimento: fava d'anta, mangabeira, pequi, jatobá-de-cerrado, araçá, gabiroba, dentre outras. Nas veredas e matas ciliares há presença marcante do buriti e da pindaíba.

Os sítios geomorfológicos da região funcionam como hábitat e criadouro natural da fauna, servem de abrigo e fornecem alimento para espécies de araras ameaçadas de extinção como a arara-vermelha e a arara-canindé. Além disso, no Parque existem diversas outras espécies de fauna raras e/ou ameaçadas de extinção.

 

Infraestrutura

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

  • Portaria;
  • Sede administrativa;
  • Sinalização de algumas trilhas.

 

Horário de Funcionamento

A visitação acontece de terça à domingo, e feriados, das 08:00 às 17:00 horas. O credenciamento limita a entrada de visitantes até as 14:00 horas.

Nos casos específicos, o horário de visitação poderá ser alterado, mediante autorização da gerência do Parque. Para visitas educacionais é necessário agendamento prévio.

 

Como Chegar

Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 040, passando 25 quilômetros da entrada de Cordisburgo, seguir pela BR 135 em direção a Montes Claros. De lá, entrar na BR-135 e segui-la por 165 quilômetros de asfalto até Januária. De lá, para a Serra das Araras, por 125 quilômetros em estrada de terra.

localizador Localização

 

Contatos e Endereço

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fone: (38) 3634-2037 / (38) 98815-2798
Endereço: Rua Norberto Muniz, 10, Distrito Serra das Araras, Chapada Gaúcha, Minas Gerais, CEP: 39310-000.

 

Ingressos e Tarifas

Entrada gratuita. É necessário agendamento prévio.

 

Atrativos e Atividades

Trilha Morro do Fogo/São José (3,5h): O percurso de, aproximadamente, 10,5km, passa por matas de galeria, vereda do Rodeador, sendo possível avistar morros, paredões e também identificar várias espécies de animais da região. Nos últimos 4.000 metros a trilha ocorre pelas margens da vereda São José passando pela casa do senhor José Santana e seguindo em direção ao rio Pardo que é o final do percurso. Apesar de ter alguns pontos onde é possível usar veículos para se locomover a sugestão é que o visitante faça a pé, pois existem muitas paisagens bonitas que devem ser apreciadas com calma. Grau de Dificuldade: médio

Trilha Morro do Fogo / Vereda das Porteiras (3h, aproximados): O percurso se dá a pé, a cavalo ou ainda carro durante os 9.828 metros iniciais até a propriedade do senhor Gilson que é o último morador da comunidade Morro do Fogo. A partir dessa distância somente a pé, a cavalo, passando por matas de galeria, vegetação do cerrado, morros, paredões de serra, proporcionando ao visitante belas paisagens. É possível visualizar diversas espécies da fauna e flora. O final da trilha chega à cabeceira da vereda das Porteiras que é um refúgio muito importante para várias espécies de animais. Grau de Dificuldade: médio

Trilha da Capivara (1h30m): Possui 4,8 quilômetros. Sai da sede do parque, cruza por dentro do cerrado até a vereda do Riacho Fundo, segue pelo seu leito até o rio Pardo, onde há parada para banho em rio raso. É possível apreciar paisagens do cerrado e aves silvestres. Grau de dificuldade: fácil

Trilha do Peregrino (1h30m): Possui 2140 metros. Iniciada fora do Parque, ainda na Vila Serra das Araras, entra na unidade de conservação, atravessa a Vereda de Santa Catarina, passa pela Gruta do Coração e termina em uma capela com a imagem de Santo Antônio, onde fiéis rezam e pagam promessas. É possível avistar várias veredas, além da Vila Serra das Araras e a Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari. Grau de dificuldade: alto.

Trilha Ninho da Arara Vermelha (1h30m): Possui 1, 5 quilômetro. Leva ao topo da serra das Araras pelo lado norte. Durante o percurso é possível avistar o vale do Rio Pardo, a serra da Mariana, a serra de São Pedro, a vereda do Riacho Fundo e a vereda Vermelho. Grau de dificuldade: alto.

 

Orientações

É necessário agendamento prévio para visitação aos atrativos. Procure a administração do parque para orientações.

 

Mapas e trilhas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

 

Plano de Manejo e Conselho

O plano de manejo do Parque Estadual do Itacolomi está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.

 

Mídias Sociais

blogspot ief-eramsf.blogspot

facebook @peserradasaras

instagram @pe_serradasararas

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades