Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Veredas do Peruaçu

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu está localizado no Município de Cônego Marinho, Minas Gerais. Foi criado em 27 de setembro de 1994, através do Decreto nº 36.070 e sua área correspondia a 30.702 hectares. Posteriormente, ocorreu uma retificação neste Decreto, aumentando a área para 31.221 hectares e está localizado no Município de Cônego Marinho, Minas Gerais.

O Parque Estadual Veredas do Peruaçu está situado no município de Cônego Marinho com aproximadamente 90% de sua área total e no Bonito de Minas e Januária completa o restante da área.

Patrimônio natural
A área do Parque abriga um complexo de veredas e lagoas, formando um ambiente de textura argilosa. Destaca-se a vereda do Peruaçu, que dá origem ao nome da unidade de conservação (significa 'gruta grande'), com seus 45 quilômetros de comprimento decorados por palmeiras e buritis de até 20 metros de altura. Outras áreas de veredas de menor extensão também são encontradas no Parque como a Comprida, dos Lopes, da Passagem, da Cruz entre outras. Já a Vereda da Lagoa Azul é a maior da Unidade e de maior importância.

A unidade de conservação abriga ainda seis lagoas: Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré. A vegetação do Parque é a Caatinga, o Cerrado e as florestas, geralmente matas ciliares responsáveis pela conservação do curso das águas do Rio Peruaçu. A unidade conta com grande variedade e quantidade de Pequizeiro, Jatobá, Pau-terra, Vinhatico, Sucupira, Jacarandá, Mussambê, e uma variedade e quantidade de plantas medicinais.

A fauna é rica e diversificada, com destaque para a ocorrência de lobos-guará, cotias, jaguatiricas, ariranhas, antas, mico-estrela, veados-campeiros e sussuaparas. Também são encontradas onças pardas, tamanduás-bandeira, caititus, pacas, jacarés, jararacas, cascavéis e sucuris, tatus (canastra, bola e bolinha, todos em extinção), o Cachorro Vinagre do Mato Orelha Curta, também considerado extinto em Minas Gerais a mais de 150 anos, dentre outros.

Há mais de 250 pássaros catalogados no interior do parque, entre eles está a ‘maritaca', o ‘quem-quem' e aves endêmicas do entorno, como o ‘sebinho de fronte vermelha', a ‘maria-preta' , conhecida também como Pássaro Preto, e o ‘arapaçu do rio São Francisco'.

As belezas naturais do parque foram esculpidas pelas águas e podem ser apreciadas nas rochas calarias, que formam uma zona cárstica de grutas e cavernas sendo difícil listar a mais importante, em função da variedade e riqueza pontual de cada uma.

No PEVP, a formação é única em veredas por estar situado na nascente do Rio Peruaçu com formação de vegetação toda em cerrado, cerradão, veredas, caatinga e parte de campina.
Endereço da Sede Administrativa:
Travessa São Vicente, 86, Centro – Januária/MG - CEP: 39.480-000
Telefone: (38) 3615-8177
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (João Roberto Barbosa de Oliveira - gerência)

Como chegar
Partindo de Belo Horizonte, sentido Montes Claros/Januária na BR 135 e em Januária a MG 135 sentido Cônego Marinho. O Parque está distante de Cônego Marinho 60 quilômetros, estrada não pavimentada, mas de boa conservação. Para chegar ao Parque é necessário que entre em contato com a Sede Administrativa em Januária.
Distância de Belo Horizonte: 591,5 km

 

Gestor: João Roberto Barbosa de Oliveira
Email: joã Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço para correspondência:  Travessa São Vicente, 86 – Centro – Januária/MG – CEP 39.480-000
Telefone: (38) 3615-8177               (38) 99946-1343

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades