Parque Estadual Serra do Intendente

LOGOMARCA INTENDENTE

faixa branca QR CODE INTENDENTE  texto-qrcode

Clique nas imagens para ampliá-las.

Cachoeira do Tabuleiro 1 faixa branca Cachoeira do Tabuleiro 2 faixa branca Cachoeiro rabo de cavalo
Cachoeira Tabuleiro - parte alta   Cachoeira Tabuleiro   Cachoeira Rabo de Cavalo
Parque Estadual do Intendente - Sempre Viva faixa branca  DSC4748 faixa branca PE - Intendente - Comunidade  Tabuleiro
Campo de Sempre Viva    Parte Alta da Cachoeira    Comunidade Tabuleiro

Dados Gerais

• Municípios de abrangência: Conceição do Mato Dentro.
  • Bioma: Cerrado / Mata Atlântica
  • Área: 13.508 ha
  • Criação: Decreto s/n de 27 de março de 2007.

O Parque Estadual Serra do Intendente (PESI) está localizado no grande maciço da Serra do Espinhaço e seus limites estão dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço reconhecida pela UNESCO no dia 26 de junho de 2005. É um Parque rico em biodiversidade por estar inserido na transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e também e rico em recursos hídricos. O Parque possui 356 nascentes dentro dos seus limites, e é marcado pela presença de grandes Cachoeiras, consideradas uma das maiores do Estado, que alcançam até 273 metros de altura.

A cachoeira do Tabuleiro está inserida dentro do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, e está unidade de conservação está sobreposta ao Parque Estadual Serra do Intendente, sendo a gestão do atrativo realizada pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

• Ponto de apoio ao turista na cachoeira Rabo de Cavalo e um ponto de apoio na região do Campo Redondo controle da Travessia Lapinha x Tabuleiro;
  • Ponto de apoio ao turista da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na cachoeira do Tabuleiro;
  • Trilhas estruturadas e sinalizadas para as cachoeiras Tabuleiro e Rabo de Cavalo.

Horário de Funcionamento

A visitação acontece todos os dias, das 8h às 16h. Porém, dependendo do atrativo, o horário de entrada é restringido devido ao nível de dificuldade e distância das trilhas. Para as cachoeiras mais visitadas os horários são: Tabuleiro (entrada de 08:00 às 14:00 horas); Rabo de Cavalo (entrada das 08:00 às 15:00h); Congonhas (entrada de 08:00 às 15:00h); e cachoeira Bocaina, dentro do Cânion do Peixe Tolo, (entrada de 08:00 às 12:00h).

Como Chegar

Partindo de Belo Horizonte, seguir pela MG-010, sentido Lagoa Santa e Serra do Cipó. Em Conceição do Mato Dentro, siga até o entroncamento de Congonhas do Norte. Vire à esquerda sentido distrito de Tabuleiro e siga 20 km de estrada de terra mantendo-se à esquerda até o Parque.

localizadorLocalização

Contatos e Endereço

Tel: (31) 3868 2878 (PESI) – (31) 3868-2431 (PNMT)

Sede: Rua Raul Soares, s/n B: Centro – Conceição do Mato Dentro/MG CEP: 35860-000.

Ingressos e Tarifas

O ingresso ao PESI é gratuito. Com exceção da Cachoeira do Tabuleiro, onde o valor do ingresso é R$10,00 por pessoa, cobrado pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

Atrativos e Atividades

• Cachoeira do Tabuleiro;
  • Cachoeira Rabo de Cavalo;
  • Cânion do Peixe Tolo – Cachoeira da Bocaina;
  • Cachoeira Sumitumba;
  • Complexo Roncador;
  • Complexo da Gurita;
  • Cachoeira do Altar;
  • Cachoeira Congonhas;
  • Cânion do Rio Preto;
  • Cachoeira do Peixe Cru;

Obs: Mais detalhes dos atrativos podem ser esclarecidos nos e-mails disponibilizados.

Existem algumas atividades e roteiros realizados no Parque tais como:

• Um Dia no Parque (anual todo mês de Julho);
  • Ciclismo;

Caminhadas / Travessias:

• Visitação a Cachoeiras;
  • Travessia Lapinha x Tabuleiro;
  • Transintendentiana;
  • Rota das 10 Cachoeiras;
  • Transespinhaço;
  • Circuito Volta ao Cânion do Peixe Tolo;
  • Escalada (com autorização prévia do PESI);
  • Canionismo (com autorização prévia do PESI);

*Para realização das atividades Escalada e Canionismo é necessária experiência comprovada do esportista ou contratação de empresa especializada.

**Para realização das Caminhadas e Travessias sempre recomendamos a contratação de guias ou condutores. Eles são conhecedores da região e ampliam a experiência de visitação.

Orientações

A cidade de Conceição do Mato Dentro/MG possui excelente infraestrutura para atender o visitante, tanto no núcleo urbano quanto nas comunidades do entorno do Parque (Comunidade Quilombola Três Barras/Cubas, Comunidade do Tabuleiro, Comunidade da Parauninha, Comunidade Quilombola de Candeias, Comunidade do Baú e Comunidade de Extrema – esta última em Congonhas do Norte)

O distrito de Tabuleiro não possui serviços como bancos ou farmácias. A maioria dos estabelecimentos também não aceita cartão de crédito.

O Parque não possui lanchonetes ou restaurantes, portanto o visitante deve levar sua alimentação e água;

Ao menor sinal de chuva na cabeceira do rio, saia imediatamente. Há risco de tromba d’água.

Para maiores informações procurem o Centro de Atendimento ao Turista – CAT através do telefone (31) 3868 2223.

Mapas e Trilhas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

Limites do PESI

Rota das 10 cacheiras

Travessia Lapinha Tabuleiro

PESI e PNMT

Plano De Manejo E Conselho

O plano de manejo da unidade de conservação está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.

facebook Parque-Estadual-Serra-do-Intendente

instagram @p.e.serradointendente