Parque Estadual do Pau Furado

LOGO PAU FURADO

faixa branca QR CODE PAU FURADO   texto-qrcode

Clique nas imagens para ampliá-las.

DSC6828 faixa branca   DSC5786 faixa branca  Centro de visitantes
        Centro de visitantes
IMG 9362  faixa branca  DSC5693 faixa branca   DSC5493
        Cachoeira

Dados Gerais:

• Municípios de abrangência: Araguari e Uberlândia.
  • Bioma: Cerrado
  • Área: 2.185 ha
  • Criação: Decreto s/n° de 27 de janeiro de 2007.

A origem do nome “Pau Furado” faz menção a uma grande gameleira localizada a margem do Rio Araguari, que era referência para travessia de tropeiros entre Minas Gerais e Goiás. Esta espécie era fonte de importante matéria prima para a época: A casca expele um látex que escurece logo após a extração e já foi muito usado em medicina caseira no combate à ancilostomose ou amarelão. A madeira é branca, leve e resistente, serve à confecção de canoas, gamelas e outros utensílios domésticos. Um grande furo na árvore utilizado para a coleta deste látex fez com que ela ganhasse o nome peculiar e se tornasse um ponto de referência para toda a região. Posteriormente, foi construída uma ponte ligando os dois municípios, que foi apelidada de mesmo nome.

Localizado entre os municípios de Uberlândia e Araguari, a unidade é de grande importância para a conservação da biodiversidade regional, uma vez que foram identificadas centenas de espécies da fauna e flora dentro de seus limites geográficos.

A vegetação original da área está representada pelo cerrado nas suas diferentes fitofisionomias como cerradão, cerrado sentido restrito, floresta ciliar, floresta de galeria, floresta estacional decidual e floresta estacional semidecidual. Essa última, com presença de árvores emergentes, que chegam a 30 metros de altura, é caracterizada pela alta diversidade de espécies arbóreas.

Na flora, destacam-se aroeira, angico, paineira, ipês e grande variedade de orquídeas. A fauna, por sua vez, apresenta, entre os mamíferos, a onça-parda, o lobo-guará, o tamanduá bandeira e o veado-campeiro, ameaçados de extinção. Belas aves como arara-canindé e águia-cinzenta, também ameaçadas, podem ser vistas no Parque. A herpetofauna, referente a répteis e anfíbios, é rica, com ocorrência de teiús e enorme variedade de serpentes.

O Parque possui as seguintes infraestruturas e equipamentos:

• Sede administrativa;
  • Auditório (espaço multiuso);
  • Área para funcionamento de lanchonete;
  • Trilhas estruturadas e sinalizadas em português.

Horário de Funcionamento

A visitação acontecede terça a domingo e feriados das 08h às 16h, limitada a entrada de visitantes até as 15h.

De terça a sexta o atendimento será realizado exclusivamente por agendamento prévio. Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral e não necessita de prévio agendamento.

Como Chegar

As principais rodovias de acesso são as BRs 050, BR-365, BR-452 e Anel Rodoviário Norte de Uberlândia. Todas convergem para o viaduto da estrada do Pau Furado (RM-030), de onde é preciso seguir até a localidade “Tenda do Moreno”, principal ponto de referência para acesso ao Parque. Depois, seguir até uma grande cruz (Cruzeiro Branco) e entrar à esquerda em um acesso não pavimentado. Após 3 Km, chega-se à entrada da UC.

localizador Localização

Contatos e Endereço

Tel: (34) 3088-6469 ou (34) 3232-5622

Endereço: Fazenda Marimbondo, Rodovia Municipal 030, Uberlândia, Minas Gerais.

Atrativos e Atividades

O parque possui diversos atrativos e trilhas:

Curral de Pedra: Local construído manualmente por escravos a partir de rochas. Tem importância histórica e cultural. Apresenta vestígios de mamíferos de grande porte. Situa-se ao lado do córrego do Marimbondo.

Trilha da Cachoeira do Marimbondo (50m): Possui 897 metros de extensão, a partir da bifurcação da Trilha do Marimbondo. O percurso acompanha o leito do córrego Marimbondo e leva à cachoeira do Marimbondo, com 20 metros de altura. Grau de dificuldade: médio.

Trilha da Cachoeira Terra Branca (1h30): Possui 1,9 Km de extensão e inicia em frente à sede do parque. Na parte mais alta, o percurso proporciona visão panorâmica da unidade. No final do trajeto, encontra-se a Cachoeira Terra Branca, onde o banho não é permitido. Grau de dificuldade: alto.

Trilha do Angico (30m): Possui em torno de 1 Km de extensão e inicia na estrada de acesso ao rio Araguari. Durante o percurso, passa por um pequeno bosque de aroeiras, ponto potencial para se contemplar os sons da natureza. Há ainda um grande angico, árvore com propriedades medicinais e um dos maiores atrativos do passeio. A trilha termina dá acesso também a locais de banho e descanso no rio Araguari. Grau de dificuldade: baixo.

Trilha do Curral de Pedra (2h): Possui 2,1 Km de extensão. O percurso inicia na ponte próxima ao córrego do Marimbondo, onde há uma antiga gameleira, um dos principais atrativos do passeio devido ao grande porte e por suas imensas raízes expostas. Grau de dificuldade: alto.

Trilha do Marimbondo (30m): Com 500 metros de extensão, a passagem dá acesso a outras trilhas, como a da Cachoeira do Marimbondo e a do Curral de Pedra. Ela tem início no pomar, passa por uma área erodida e canais de água e termina na ponte, onde há uma bifurcação. Apesar de curta, sua declividade dificulta um pouco o acesso. Grau de dificuldade: médio.

Orientações

- É permitido andar de bicicleta nos finais de semana e feriados. É preciso apenas agendar previamente.

- Atividades não permitidas: uso de motocicletas, banho na represa e pescaria.

- O Parque possui regulamento interno de visitação, conforme Portaria IEF n°146/2014.

Mapas

Os mapas do plano de manejo estão disponíveis aqui.

Plano de Manejo e Conselho

O plano de manejo da unidade de conservação está disponível na Biblioteca SophiA do Sistema Estadual de meio Ambiente (SISEMA).

A unidade possui conselho consultivo. Mais informações clique aqui.

Mídias Sociais:

blogspot paufurado.blogspot