Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Estação Ecológica

PDFImprimirE-mail

COMUNICADO
 

Informamos que a Estação Ecológica de Mar de Espanha, na Zona da Mata Mineira, está temporariamente fechada em função do risco de contaminação de febre amarela. A medida recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) visa garantir a segurança da população, tendo em vista que foram confirmadas mortes de macacos nessa área, em decorrência da doença. O alerta vale para outras seis unidades de conservação, que não estão fechadas, mas se localizam no entorno de áreas onde houve morte de primatas. Os macacos não transmitem a febre amarela a humanos, mas a morte deles é um indicativo da circulação do vírus. Orientamos a população dessas regiões que procure um posto de saúde e atualize o cartão de vacina. Pessoas entre 9 meses e 59 anos devem se vacinar. Apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção ao longo de toda a vida. A cobertura vacinal no Estado de Minas Gerais atingiu 81%, mas a meta é de 95%.

 

Os Parques Estaduais Serra do Rola Moça e Itacolomi estão com visitação e atividades recreativas temporariamente suspensas. No Parque Serra do Rola Moça, a medida foi adotada depois de um morador de Brumadinho, na Grande BH, ser internado no Espirito Santo com o diagnóstico de febre amarela. Além dele, um vizinho morreu por causa da doença. Os dois casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

UNIDADE TEMPORARIAMENTE FECHADA:

* Estação Ecológica de Mar de Espanha

 

UNIDADE COM ATIVIDADES TEMPORAIAMENTE SUSPENSAS:

* Parque Estadual Serra do Rola Moça

* Parque Estadual do Itacolomi

 

UNIDADES EM ALERTA (Devido à proximidade de áreas onde houve morte de primatas):

* Estação Ecológica do Cercadinho

* Parque Estadual Serra Verde

* Parque Estadual da Baleia

* Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José

 

O Parque Estadual tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Pertence à categoria de unidades de conservação de proteção integral e é de posse e domínio públicos.

 

A visitação está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas no regulamento da unidade.

 
A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas.

 

Parque Estadual é uma categoria de unidades de conservação, que se destaca pela grande beleza cênica e relevância ecológica. Os parques são criados com a finalidade de preservar a fauna e flora nativa, principalmente as espécies ameaçadas de extinção, os recursos hídricos (nascentes, rios, cachoeiras), as formações geológicas; conservar valores culturais, históricos e arqueológicos e promover estudos e pesquisas científicas, educação e ambiental e turismo ecológico.

 

As Estações Ecológicas têm como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Pertencem ao grupo de unidades de conservação de proteção integral. São de posse e domínio públicos.

Nelas, á proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico. A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF.

Na Estação Ecológica só podem ser permitidas alterações dos ecossistemas no caso de:

I - medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados;

II - manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica;

III - coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas;

IV - pesquisas científicas cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que aquele causado pela simples observação ou pela coleta controlada de componentes dos ecossistemas, em uma área correspondente a no máximo três por cento da extensão total da unidade e até o limite de um mil e quinhentos hectares.

Clique aqui (.pdf 16 Kb) para saber quais são as Estações Ecológicas de Minas Gerais.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades